A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) anunciou, esta terça-feira, que vai suportar o custo de um seguro automóvel temporário para veículos com matrícula estrangeira de refugiados ucranianos, como parte de uma solução de cariz solidário.
"A APS e as empresas de seguros suas associadas, confrontadas com diversos pedidos de seguro de responsabilidade civil automóvel relativa aos veículos de pessoas deslocadas da Ucrânia que se encontram a circular no território de Portugal, acordaram numa solução de mercado, de cariz solidário, para dar resposta a estas solicitações", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
No âmbito deste acordo, as empresas de seguros subscreveram um protocolo com a APS, "em que esta será tomadora dos seguros a efetuar para estes veículos, ao abrigo da figura do denominado seguro de fronteira".
"Este seguro temporário terá a duração de dois meses e o seu custo será integralmente suportado pela APS, numa iniciativa de solidariedade do setor segurador para com estas pessoas", pode ler-se no mesmo comunicado.
Em qualquer caso, explica a APS, "este é necessariamente um seguro de duração muito curta, sendo urgente a aprovação de legislação que dê uma resposta mais duradoura à situação destas pessoas e dos seus veículos enquanto permanecerem em Portugal".
Leia Também: Esta app sugere as férias ideais para cada turista no Porto e Norte