Gasóleo vai aumentar 4 cêntimos na próxima semana. Gasolina mantém preço

O desconto temporário do ISP de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina manter-se-á inalterado.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto com Lusa
14/04/2022 18:38 ‧ 14/04/2022 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

Combustíveis

O preço do gasóleo deverá registar uma subida de 4 cêntimos por litro na próxima semana, prevendo-se a manutenção do preço por litro da gasolina, anunciou esta tarde, em comunicado, o Ministério das Finanças.

Após duas semanas com os preços a baixar, o gasóleo volta assim a sofrer um ligeiro aumento.

Em comunicado enviado às redações, o governo dá conta de que o valor do ISP vai manter-se inalterável, o que significa que o desconto temporário é de 4,7 cêntimos por litro para o gasóleo e de 3,7 cêntimos por litro para a gasolina.

Tendo por base esta evolução do preço do litro de gasóleo, o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias do ISP "determinaria uma descida de 0,6 cêntimos por litro de gasóleo (e a manutenção na gasolina)".

Porém, e "considerando que atualmente se verifica um desvio acumulado de 2,2 cêntimos na taxa do ISP por litro de gasóleo", a descida resultante da aplicação da fórmula (0,6 cêntimos por litro de gasóleo) "é descontada ao referido desvio, não se concretizando assim a alteração às taxas do ISP", refere o ministério.

No caso da gasolina, o desvio é, neste momento, de 0,9 cêntimos por litro, mantendo-se a taxa inalterada.

Recorde-se que, como forma de mitigar a escalada dos preços dos combustíveis, o Governo decidiu criar um mecanismo de compensação através do qual as taxas do ISP são ajustadas em função do acréscimo da receita do IVA resultante da subida do preço de venda do litro de gasóleo e da gasolina.

Este ajustamento é feito semanalmente e soma-se ao desconto de 1 cêntimo por litro de gasóleo e de dois sentimos na gasolina que está em vigor desde outubro.

Ainda sobre os apoios aos gastos com combustíveis - nomeadamente ao programa AUTOvoucher - o ministério liderado por Fernando Medina dá conta de que o valor dos reembolsos já ultrapassou os 103 milhões de euros, estando registados 3.021.635 aderentes ao programa. O AUTOvoucher, note-se,  continuará em vigor até ao final deste mês.

[Notícia atualizada às 19h01]

Leia Também: Gasóleo também vai ter redução de 11 cêntimos nos Açores

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas