O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar 2,24 dólares acima dos 119,43 dólares com que fechou as transações na sexta-feira.
O preço do Brent superou o limiar simbólico dos 120 dólares por barril no dia em que s dirigentes da União Europeia procuram um acordo para sancionar o petróleo russo.
A perspetiva de o nível da oferta se reduzir, com um possível embargo europeu, tem contribuído para pressionar os preços no sentido da alta.
Mas o dia de hoje também foi marcado pelo anúncio de a cidade chinesa de Xangai ir treinar o confinamento dos seus 26 milhões de habitantes, na quarta-feira, encerrados durante os últimos dois meses devido à pandemia do novo coronavirus.
O esperado aumento da procura à medida que a atividade económica na China ganhar ímpeto também esteve entre as ponderações dos investidores.
Os analistas apontaram também a desvalorização do dólar, moeda de transação destes contratos, como uma das razões para a subida da cotação do barril.
Leia Também: Eletricidade reconhece "falhanço" do biocombustível no Porto Santo