OPEP+ aumenta produção de petróleo para 648 mil barris por dia

Os países que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os seus aliados (OPEP+) acordaram hoje aumentar a produção em julho para 648.000 barris diários, acima dos 432.000 nos meses anteriores.

Notícia

© iStock

Lusa
02/06/2022 15:25 ‧ 02/06/2022 por Lusa

Economia

OPEP

"A produção, em julho, será ajustada para 648.000 barris por dia", indicou, em comunicado, a OPEP+, sublinhando a "importância de ter mercados estáveis e equilibrados".

Esta decisão foi tomada numa reunião virtual, que decorreu hoje, numa altura em que alguns países consumidores pedem que a organização aumente a produção, de modo a reduzir o preço do crude, que tem rondado os 120 dólares por barril (112,2 euros), um nível recorde.

A União Europeia (UE) está a finalizar um novo pacote de sanções contra a Rússia, que prevê travar as importações de petróleo daquele país, que chegam por via marítima.

Em maio, a OPEP tinha notado que as sanções contra Moscovo afetaram a sua capacidade exportadora, estimando que a Rússia, o segundo maior produtor de crude, fornecerá este ano uma média de 7,5% do crude, abaixo do previsto.

Até agora, a Arábia Saudita não planeava aumentar a sua produção para compensar a queda verificada na oferta russa face às sanções.

A OPEP+ volta a reavaliar a situação, numa reunião virtual, em 30 de junho.

[Notícia atualizada às 15h50]

Leia Também: Bolsas europeias em alta à espera da OPEP+ e de indicadores dos EUA

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas