O preço da eletricidade no mercado regulado vai baixar já no próximo mês por decisão da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), conforme foi anunciado na quarta-feira. Afinal, a quantos vai chegar esta redução de 2,6% na fatura da luz em julho?
Como a medida se aplica só ao mercado regulado, este alívio chegará aos "consumidores que permaneçam no mercado regulado (921 mil clientes que representam 6% do consumo total) ou que, estando no mercado livre, tenham optado por tarifa equiparada", disse a ERSE, em comunicado.
O que é o mercado regulado? E o mercado livre?
O mercado regulado corresponde à parcela do mercado de contratação do fornecimento de energia elétrica em que se aplicam tarifas definidas pela ERSE, ao passo que o mercado liberalizado corresponde à parcela do mercado de contratação do fornecimento de energia elétrica em que a parcela de energia é livremente negociada entre as partes.
O número de clientes no mercado livre de eletricidade aumentou em cerca de 9.000 em março, face ao mês anterior, e subiu 1,8% em termos homólogos, para um total acumulado que ronda 5,5 milhões, divulgou a ERSE no mês passado.
Em março, o mercado livre representava mais de 85% do número total de clientes e cerca de 94% do consumo em Portugal Continental, demonstrando um aumento de 0,6 pontos percentuais e uma redução de 0,8 pontos, respetivamente, face ao peso relativo do mês homólogo.
Leia Também: Bolsa de Lisboa está a subir 0,32% a acompanhar principais praças