Na informação comunicada à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM), a empresa indica que os dois projetos se situam no distrito de Thuan Bac, no Vietname, iniciaram operações em 2020 e estão assegurados por um CAE (Contrato de Aquisição de Energia) a 20 anos a um preço de 93,5 dólares (88,84 euros)/MWh (megawatts por hora).
"O acordo foi alcançado por um valor de US$284M em conjunto com ganhos adicionais dependentes de objetivos operacionais", esclarece a EDP.
Esta transação, acrescenta, "estabelecerá uma parceria de longo-prazo entre a Xuan Thien Group e a EDP para a exploração conjunta de oportunidades adicionais na região, contribuindo assim para a aceleração do crescimento da EDP na APAC [região da Ásia-Pacífico]".
Com esta transação, a EDP duplica a sua capacidade operacional no Vietname, reforçando a sua presença na APAC, um mercado onde entrou em 2021 e que desde então fortaleceu com a integração da Sunseap, em fevereiro deste ano.
"A transação está sujeita a condições regulatórias e outras condições precedentes habituais para uma transação desta natureza", refere o comunicado.
Leia Também: Bolsa de Lisboa em alta com as duas EDP a liderarem os ganhos