Foi publicada, esta terça-feira, em Diário da República, a portaria que aumenta o montante máximo dos encargos previstos com o apoio extraordinário e excecional ao setor dos transportes de mercadorias por conta de outrem.
Em causa está um apoio extraordinário e excecional ao setor dos transportes de mercadorias por conta de outrem, "com vista a minimizar o efeito do aumento conjuntural dos preços de combustível e do líquido de controlo de emissões poluentes (AdBlue)".
Deste modo, o valor máximo previsto, que era de 45.900.000 euros, passa a ser de 50.820.000, estabelece o mesmo despacho.
"Face ao número de candidaturas apresentadas e à evolução galopante dos preços dos combustíveis, os quais assumem parte relevante dos custos de operação destas empresas, importa garantir que o máximo número de operadores que asseguram a manutenção dos serviços essenciais de transporte de mercadorias por conta de outrem possam ser abrangidos por este apoio", justifica o Executivo.
Esta medida, sublinhe-se, foi aprovada pelo Conselho de Ministros a 23 de junho de 2022 e o despacho agora publicado "produz efeitos a partir da data da sua aprovação".
Leia Também: Gasóleo profissional: Governo lança apoio de 17 cêntim os/litro