O Banco de Portugal (BdP) adotou, em 2018, uma recomendação para que os bancos sigam critérios mais exigentes na concessão de novos créditos. Esta medida, explica o supervisor, tem como objetivo contribuir para a redução do risco de incumprimento por parte dos clientes.
"Com esta media, o BdP quer garantir, por um lado, a resiliência dos bancos e a sua capacidade para absorver possíveis choques adversos, [e] por outro, garantir que as famílias obtêm empréstimos que podem pagar, procurando minimizar o risco de incumprimento", diz o supervisor, no mais recente episódio do BdP Podcast.
Ora, segundo o BdP, "os bancos que não cumpram a recomendação devem apresentar justificação adequada. No caso de o supervisor não considerar essa justificação válida pode emitir outro tipo de medidas".
️Novo #podcast do Banco de Portugal: Porque é que o Banco de Portugal recomenda limites nos novos créditos
— Banco de Portugal (@bancodeportugal) July 14, 2022
Ouça o episódio em: https://t.co/I3h588ADxs#bdppodcasts #bdppodcast #podcast #podcasting #podcaster #bdpmaisproximo pic.twitter.com/huWaYh0pf8
O BdP Podcast, sublinhe-se, "dá a conhecer as atividades desenvolvidas pelo Banco de Portugal e aborda temas que possam ser úteis no dia-a-dia dos cidadãos, sejam dicas para a utilização de serviços financeiros e de pagamentos ou informações sobre serviços disponibilizados a particulares e empresas".
Leia Também: Juros da dívida caem a dois, a cinco e a 10 anos