Presidente executivo da Galp apresenta demissão por "motivos familiares"

Empresa informa que a renúncia de Filipe Silva tem efeitos imediatos. Nos próximos dias irá ser anunciada a nova liderança executiva.

Notícia

© Lusa

Notícias ao Minuto com Lusa
07/01/2025 20:06 ‧ há 21 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

Filipe Silva

O presidente executivo (CEO) e vice-presidente do Conselho da Administração da Galp, Filipe Silva, demitiu-se esta terça-feira, alegando "motivos familiares", informou a petrolífera. A saída foi avançada em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

 

"A Galp informa que Filipe Silva comunicou ao presidente a renúncia ao cargo de CEO e Vice-Presidente do Conselho de Administração, por motivos familiares", pode ler-se. 

Na mesma nota, a empresa informa que a renúncia de Filipe Silva tem efeitos imediatos e nos próximos dias irá anunciar a nova liderança executiva.

"Gostaria de salientar o contributo que Filipe deu à Companhia ao longo dos últimos 12 anos, período em que a sua dedicação foi importante para o crescimento da Galp. A Comissão Executiva da Galp continua nas mãos de uma equipa altamente qualificada, que garantirá a execução e implementação da estratégia da empresa," destacou Paula Amorim, Chairman do Conselho de Administração da Galp.

De recordar que a Comissão de Ética da Galp Energia se encontrava a investigar uma denúncia anónima sobre o alegado relacionamento, mantido em segredo, do presidente executivo da empresa, Filipe Silva, com uma diretora de topo, avançou o ECO.

De acordo com este jornal, apesar de o Código de Ética e Conduta da empresa não impedir relações pessoais, prevê que daí possam resultar "conflito de interesses".

Ao ECO, Filipe Silva confirmou a existência de uma denúncia, mas garantiu desconhecer o teor da mesma, acrescentando que, apesar de não ter informado a Comissão de Ética de qualquer relacionamento, nenhuma relação pessoal sua "ameaçou a integridade das decisões".

Filipe Silva foi nomeado presidente executivo da Galp em janeiro de 2023, substituindo Andy Brown. Antes, tinha sido responsável pelo pelouro financeiro da petrolífera durante mais de 10 anos.

O atual mandato terminaria no final de 2026.

[Notícia atualizada às 20h31]

Leia Também: CEO da Galp com futuro em risco após denúncia de relação com diretora

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas