Líbia aumenta produção de petróleo com alívio da situação política

A produção líbia de petróleo superou os 800 mil barris por dia depois do levantamento dos bloqueios às jazidas e aos portos de exportação, que provocaram a atual crise política, anunciou, esta sexta-feira, o Ministério do Gás e Petróleo.

Notícia

© Reuters

Lusa
22/07/2022 23:33 ‧ 22/07/2022 por Lusa

Economia

Líbia

Tripoli, 22 jul 2022 (Lusa) -- A produção líbia de petróleo superou os 800 mil barris por dia depois do levantamento dos bloqueios às jazidas e aos portos de exportação, que provocaram a atual crise política, anunciou hoje o Ministério do Gás e Petróleo.

"A empresa registou um aumento direto na produção de petróleo durante um período recorde", declarou o Ministério, depois da mudança do presidente da Companhia Nacional de Petróleo (NOC, na sigla em Inglês), o qual anunciou no sábado, dia 16 de julho, o fim do 'estado de força maior" nos campos petrolíferos e terminais de exportação.

O primeiro-ministro do governo de unidade nacional (GUN), Abdulhamid Dbeibah, substituiu na semana passada Mustafa Sanalla na presidência da NOC desde 2014 por Farhat Bengdara.

Vários analistas apontaram que a substituição correspondeu a um acordo tácito com Khalifa Haftar, o homem forte do leste líbio.

Haftar, estabelecido em Tobruk, em fevereiro designou Fathi Bashaga como primeiro-ministro em alternativa ao de Tripoli, o que derivou em novas divisões políticas.

Esta recente luta de poder levou grupos tribais a bloquear desde meados de abril a produção e exportação na Líbia, que caiu para cerca de 10 mil barris diários em junho.

O Ministério assegurou hoje "os seus parceiros estrangeiros que, no início do próximo mês, a produção líbia vai alcançar os 1,2 milhões de barris diários", como registava no início do ano.

Antes do derrube do Muammar al-Kadhaf em 2011, a Líbia produzia 1,8 milhões de barris por dia, mas as suas instalações têm sido desde então alvo das disputas de poder.

Leia Também: Taxa de inflação em Macau volta a subir e fixa-se em 1,32%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas