Portugal poderá ter dois milhões de obesos em 2023 e gastar 1,4 mil milhões de euros para combater os efeitos da doença, de acordo com dados a Allianz Trade, acionista da COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, divulgados esta quinta-feira.
"O número de pessoas com excesso de peso ou obesas tem vindo a aumentar um pouco por todo o mundo, o que levará a aumentos significativos dos gastos dos sistemas de saúde para combater e tratar as doenças associadas ao excesso de peso", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A empresa estima uma subida da despesa total de saúde em Portugal - que incluiu os gastos do governo, mas também dos privados - para 23 mil milhões de euros em 2023, o que corresponderá a 9,8% do produto interno bruto (PIB).
"Desse montante total, cerca de 1,4 mil milhões de euros serão gastos devido à obesidade", pode ler-se na mesma nota.
Numa perspetiva mais alargada, os números aumentam: "As estimativas para 2032 apontam – num cenário moderado – que Portugal poderá contar com 2,1 milhões de pessoas com obesidade, elevando os gastos totais da saúde para 32,8 mil milhões de euros, o que representará 10,4% do PIB português. Deste valor global, 2,1 mil milhões de euros serão canalizados para o tratamento da obesidade ou doenças associadas".
Leia Também: Nova lei das zonas francas em São Tomé e Príncipe já atraiu investidores