Os preços dos combustíveis ficam mais baratos, esta segunda-feira, com as descidas a rondar os sete cêntimos por litro. Este alívio no preço surge depois de vários acréscimos consecutivos.
Deste modo, o preço do gasóleo deverá descer 6,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina deverá ficar sete cêntimos mais barata, de acordo com a informação veiculada por vários meios de comunicação.
Esta descida vem no seguimento da desvalorização da matéria-prima nos mercados internacionais ao longo da semana passada.
A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em novembro terminou na sexta-feira no mercado de futuros de Londres com uma subida ligeira de 0,64%, para os 92,94 dólares.
Depois de três sessões consecutivas em queda, o Brent subiu ligeiramente e manteve-se acima da barreira dos 90 dólares por barril, patamar do qual não desce desde o início da guerra na Ucrânia.
No mercado a especulação continua sobre se a Arábia Saudita e os parceiros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) estão a considerar cortes na produção para aumentar os preços, caso a perspetiva de uma desaceleração global arraste o preço abaixo do nível atual.
Governo prolonga até final de setembro descontos no ISP
O Governo vai manter até ao final de setembro os descontos no ISP, nomeadamente o que reduz na taxa deste imposto o equivalente à aplicação de uma taxa de IVA de 13%, anunciou o Ministério das Finanças.
O desconto do ISP equivalente à descida da taxa do IVA de 13% estava previsto vigorar até 4 de setembro, sendo agora prolongado até ao final do mês.
Deste pacote de medidas que vão manter-se até ao final do próximo mês consta ainda a compensação, através do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) da receita adicional do IVA que resulta do aumento do preço dos combustíveis.
Leia Também: Fuga de óleo de cargueiro encalhado em Gibraltar chega à costa espanhola