"Tragédia sem precedentes" no Brasil. Dos 3 veículos a mais de 40 mortos

Um acidente com três veículos resultou em mais de 40 mortos numa estrada no Brasil. As vítimas ainda estão a ser identificadas e a situação investigada. Inexistência de radares no local já foi apontada.

Notícia

© REUTERS

Notícias ao Minuto
22/12/2024 09:21 ‧ 22/12/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Brasil

Um acidente que envolveu três veículos tirou a vida a pelo menos 41 pessoas, na madrugada de sábado, numa estrada no distrito de Teófilo Otoni, estado brasileiro de Minas Gerais.

 

De acordo com a informação avançada pela imprensa brasileira, esta é a maior tragédia numa estrada federal desde 2007 e está agora sob investigação.

A lista das vítimas não foi ainda divulgada e a Emtram, empresa responsável por um dos veículos, deu também conta de que o autocarro tinha a revisão em dia e de que os pneus eram "novos".

O que se passou?

Os três veículos envolvidos no acidente são um carro, um autocarro e um semirreboque que transportava pedras de granito. Inicialmente, as autoridades deram conta de que o pneu de um autocarro estourou, fazendo com que o motorista perdesse o controlo e colidisse com um camião. Mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que no momento em que o autocarro e o semirreboque se cruzaram uma pedra de granito se pode ter soltado e atingido o autocarro, levando depois a situação a que o autocarro explodisse.

A PRF indica que esta é "uma tragédia sem precedentes para a região" e que a maioria das mortes terá sido causada pelo incêndio no autocarro, que transportava para além do motorista, 44 passageiros. O autocarro tinha partido de São Paulo. O número total de mortes só será fechado quando todas as vítimas foram identificadas, encontrando-se os corpos já em sede para tal.

Os corpos de várias vítimas foram retirados "carbonizados". O carro vinha atrás e acabou por também se acidentar. Tudo aconteceu por volta das 3h30, e terão estado envolvidos no acidente, entre vítimas mortais e feridos, 49 pessoas.

Os radares

Segundo a Inter TV, afiliada da TV Globo, havia um radar de velocidade que a limitava a 60 km/h, no entanto, este e outros aparelhos de controlo de velocidade foram retirados após o contrato ter expirado.

Pelo menos três acidentes fatais aconteceram junto a locais onde estes aparelhos existiam. Dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes indicam que novos radares vão ser colocados nos mesmos locais, com uma nova empresa responsável, mas apenas para o próximo ano.

[Notícia atualizada às 14h43]

Leia Também: Tragédia no Brasil. Radares tinham sido retirados do local recentemente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas