Os reformados vão receber um suplemento extra equivalente a meio mês de pensão, conforme anunciou o primeiro-ministro, António Costa, no início da semana. A quem se destina este apoio? Quando e como será pago?
O Instituto da Segurança Social (ISS) divulgou um conjunto de questões sobre este bónus de meia pensão, que pode ajudar a responder às principais dúvidas.
- O que é?
É um apoio monetário no valor de 50% do valor da pensão paga em outubro, sujeito a retenção de IRS à mesma taxa que é aplicada à pensão.
- A quem se destina?
Destina-se a todos os pensionistas de velhice, invalidez e sobrevivência cujas pensões sejam inferiores a 12 IAS (Indexante de Apoios Sociais – 5 318€/mês).
- Quando se recebe?
O pagamento será feito no mês de outubro, no mesmo dia da pensão.
- Como se recebe?
O valor será entregue da mesma forma que a pensão. Para maior celeridade e segurança no recebimento da pensão, atualize o seu IBAN junto da segurança social.
Esta medida, recorde-se, integra o pacote de apoios às famílias que o Conselho de Ministros aprovou para mitigar o impacto do aumento do custo de vida no rendimento e cujo valor ascende a 2,4 mil milhões de euros.
Leia Também: Eis como atualizar o IBAN no Portal das Finanças e no site da Seg. Social