Wall Street continua a crescer à espera dados animadores sobre inflação
A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta pelo quarto dia consecutivo, e o Dow Jones, o principal indicador, subiu 0,71%, enquanto os investidores aguardam por dados que mostrem que a inflação atingiu a economia com menos força em agosto.
© Reuters
Economia Wall Street
Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 229,63 pontos, para 32.381,34 pontos, enquanto o seletivo S&P 500 subiu 1,06%, para 4.110,41 pontos.
O Nasdaq Composite Market, que reúne as principais empresas de tecnologia, foi o que cresceu, ao avançar 1,27%, para 12.266,41 pontos.
O quarto dia consecutivo de ganhos em Wall Street parece refletir uma impressão generalizada entre os investidores de que a inflação atingiu o pico após vários meses.
No entanto, isso não impedirá a Reserva Federal (Fed) norte-americana de aumentar as taxas de juros novamente na sua próxima reunião.
Economistas esperam que um relatório, que será divulgado esta terça-feira, mostre que os preços ao consumidor foram 8,1% mais altos em agosto do que no ano anterior, mas que a inflação não foi tão forte quanto a taxa de 8,5% de julho.
Uma desaceleração aumentaria as esperanças de que a inflação atingiu 9,1% em junho e está a voltar a baixar, situação que pode permitir que o Fed evite um cenário drástico para os mercados, onde eleva as taxas de juros de curto prazo a níveis causadores de recessão e as mantém nesse nível por muito tempo.
"Esta semana será muito reveladora", defendeu James Demmert, fundador e sócio-gerente da Main Street Research.
Além do relatório principal de terça-feira sobre a inflação no nível do consumidor, um relatório deve mostrar na quarta-feira que a inflação desacelerou no nível dos grossistas no mês passado.
Um relatório mostrará na quinta-feira como as famílias norte-americanas alteraram seus gastos devido à alta inflação, enquanto um relatório de sexta-feira mostrará quanta inflação as famílias estão a preparar-se para os próximos anos.
Os ganhos em Wall Street seguiram apenas o padrão observado nos principais mercados europeus, onde todos fecharam no verde, com os maiores aumentos sendo em Frankfurt (2,40%), Milão (2,34%), Madrid (2,1%) e Paris (1,95%).
Por setores, hoje fecharam todos no 'verde', com os maiores ganhos para energia (1,81%), tecnologia (1,63%) e bens não essenciais (1,35%).
Semelhante foi também a tendência entre as 30 empresas listadas no Dow Jones, liderando os ganhos a Apple (3,85%), American Express (2,53%) e Salesforce (1,87%), enquanto entre as empresas que perderam, destacou-se a Amgen (-4,07%).
Leia Também: Bolsa portuguesa encerra a ganhar 1,58% e acompanha tendência europeia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com