OCDE inicia procedimento para adesão da Ucrânia à organização

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) iniciou o procedimento para a adesão da Ucrânia, depois do Conselho da organização o ter designado hoje como um potencial país membro.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
05/10/2022 17:41 ‧ 05/10/2022 por Lusa

Economia

Guerra na Ucrânia

"Após um pedido do primeiro-ministro Denys Shmyhal para iniciar o processo de adesão da Ucrânia à OCDE, o Conselho decidiu reconhecer a Ucrânia como um potencial país membro", anunciou o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, em comunicado.

O responsável da organização acrescentou que o Conselho o encarregou de iniciar um diálogo com a Ucrânia antes de considerar a abertura formal de negociações com Kyiv e a preparação de um guia de adesão.

Recordou ainda que a organização e a Ucrânia colaboram desde 1991 e adiantou que, após a conclusão do diálogo inicial, o Conselho da OCDE decidirá a abertura de discussões formais.

"A OCDE continua comprometida com a Ucrânia e o seu povo. Apoiamos os esforços de reconstrução e a recuperação para o rápido regresso da paz e estabilidade em todo o território soberano", concluiu.

Leia Também: Inflação homóloga na OCDE sobe para 10,3% em agosto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas