Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 1,07%, para os 31.386,74 pontos, o tecnológico Nasdaq progrediu 2,25% e o alargado S&P500 ganhou 1,63%.
A sessão foi também alimentada pela divulgação de resultados de várias empresas.
Mas o que impressionou os investidores foi o arrefecimento acentuado da bolha imobiliária nos EUA, segundo o gestor de investimentos Gregori Volokhine, presidente da Meeschaert Financial Servisses.
Este arrefecimento "provocou uma baixa dos rendimentos obrigacionistas sufici8entemente importante para explicar a recuperação" das cotações das ações, disse à AFP.
Segundo o índice Case-Shiller, a progressão do mercado imobiliário diminuiu 13% em agosto, em termos anuais, depois de quase 16% em julho. "Isto significa uma descida, muito rápida, de 3%. Não digo que a crise imobiliária" dos anos 2008-2011 "vai renovar-se, mas que vai haver desgastes de toda a maneira", sublinhou Volokhine.
"Os títulos estão a valorizar, mas gostaríamos que valorizassem pelos bons motivos, mais do que por causa da deterioração do que é mais importante na economia pessoal dos (norte-)americanos, o seu ativo imobiliário, porque mais de 60% deles são proprietários", explicou.
A descida do mercado imobiliário (0,09% em um mês, a mais forte desde 2010) é o resultado da política monetária de endurecimento monetário por parte da Reserva Federal (Fed), com a subida das taxas de juro. "Isto mostra que a política da Fed começa a manifestar-se", apontou Art Hogan, da B. Riley Wealth Management.
Os investidores reagiram hoje à notícia, fazendo recuar o rendimento dos títulos obrigacionistas, que baixaram de 4,24% da véspera para 4,08% no caso da dívida federal a 10 anos e de 4,37% para 4,22% no caso das obrigações federais a 30 anos.
O entusiasmo pelas ações esteve também alicerçado nos resultados divulgados durante a sessão, casos de General Motors ou Coca-Cola, apesar das deceções da Alphabet (Google) e Microsoft.
Leia Também: Wall Street segue em alta animada por resultados de empresas