A EDP vai implementar medidas para a redução do consumo de eletricidade e água nas instalações do grupo em Portugal, incluindo a interrupção de iluminação decorativa de edifícios em período noturno ou a regulação dos equipamentos de climatização interior.
"No seguimento da aprovação do Plano de Poupança de Energia 2022-2023, a EDP identificou algumas medidas com impacto na gestão das instalações do grupo em Portugal e efetuou propostas de implementação para cada uma delas", disse à Lusa fonte oficial da EDP, que assinalou que esta iniciativa vai alinhar a empresa com as recomendações do Governo e com os objetivos de redução dos consumos de energia.
A EDP vai desligar a iluminação decorativa interior de edifícios a partir das 22h00 no inverno e das 23h00 no verão, enquanto a iluminação decorativa exterior será interrompida depois das 24:00 -- "salvaguardando questões de segurança". A iluminação de montras e similares após o encerramento dos estabelecimentos será também implementada, assim como a regulação dos equipamentos de climatização interior para um máximo de 18ºC no inverno e um mínimo de 25ºC no verão.
A empresa vai ainda diminuir a quantidade de água utilizada na lavagem de pavimentos, programar a rega para horários de menor evaporação e adotar estratégias de redução do consumo de água nos sanitários.
Leia Também: Estado recorreu da decisão que obriga a devolver 218 milhões à EDP