Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 24º

Igualdade? Mulheres estão a 'trabalhar de graça' até ao final do ano

A diferença salarial entre mulheres e homens apurada em 2020 é de 13,3%, o que corresponde a 48,54 dias.

Igualdade? Mulheres estão a 'trabalhar de graça' até ao final do ano
Notícias ao Minuto

08:55 - 14/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia igualdade salarial

O Dia Nacional da Igualdade Salarial assinalou-se, este ano, no domingo, dia 13 de novembro, uma vez que a diferença salarial entre mulheres e homens apurada em 2020 é de 13,3%, o que corresponde a 48,54 dias, de acordo com a Segurança Social. Ou seja, seria "como se as mulheres deixassem, até ao final do ano, de ser pagas pelo seu trabalho".

"A desigualdade salarial entre mulheres e homens em Portugal continua a ser um problema grave, com causas estruturais que importa combater, sendo para isso fundamental a ajuda de todas e todos", nota a Segurança Social, em comunicado

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres e os homens têm o direito a receber uma remuneração igual por um trabalho de igual valor, mas a "desigualdade salarial é um problema persistente e universal e que desde a entrada das mulheres no mercado de trabalho, estas têm tido, em geral, uma remuneração mais baixa do que os homens". 

Diferença tem vindo a reduzir-se, mas de forma lenta

A Segurança Social nota que esta diferença salarial ter vindo a diminuir em Portugal, ao longo dos últimos anos (passou dos 18,4% em 2012 para 13,3% em 2020), mas esta redução tem sido "muito lenta e muito aquém dos objetivos pretendidos".

"Por isso é fundamental a mobilização de toda a sociedade e de todas as organizações, para que se empenhem em promover a Igualdade entre Mulheres e Homens no Mercado de Trabalho, nomeadamente ao nível das remunerações", sublinha. 

Leia Também: Igualdade salarial nas seleções norte-americanas assinada a 6 de setembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório