Wall Street fecha em alta ajudada pelo enfraquecimento da inflação

A bolsa nova-iorquina fechou hoje em alta, ajudada pela confirmação de um enfraquecimento da inflação, mas com o élan a enfraquecer no final da sessão.

Notícia

© Getty Images

Lusa
15/11/2022 23:28 ‧ 15/11/2022 por Lusa

Economia

Bolsa de Nova Iorque

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average ganhou 0,17%, o tecnológico Nasdaq avançou 1,45% e o alargado S&P500 avançou 0,87%.

Wall Street tinha começado com entusiasmo, com o S&P500 a valorizar até 1,80%, graças a uma série de indicadores macroeconómicos e a resultados considerados, respetivamente, bons e satisfatórios pelos investidores.

Por um lado, o índice de atividade industrial na região de Nova Iorque voltou a ser positivo em novembro, com 4,5 pontos, depois dos 9,1 negativos de outubro e contra os seis negativos esperados pelos analistas.

Pr outro lado, o índice dos preços na produção só subiu 0,2 pontos percentuais em outubro, quando se antecipava uma subida do dobro. No conjunto do ano, a subida destes preços foi de oito por cento, o valor mais baixo desde julho de 2021.

"Esta informação valida o plano da Reserva Federal (Fed), de um abrandamento do ritmo (de subida) das achas de juro", comentou Jeffrey Roach, economista-chefe da LPL Financial.

Depois destas publicações, os operadores estimam uma probabilidade de 60% à hipótese de uma taxa diretora no intervalo entre os 4,75% e os cinco por cento até junho, quando na semana passada antecipavam por maioria que passasse dos cinco por cento. Na última reunião de política monetária da Fed, em 03 de novembro, a taxa de juro de referência foi estabelecida no intervalo entre 3,75% e quatro por cento.

A praça nova-iorquina também acolheu com satisfação resultados da grande distribuição.

Em particular, a Walmart acabou a valorizar 6,54%, depois de ter divulgado uma faturação trimestral muito acima das expectativas, graças ao mercado interno e aos produtos alimentares, nos quais ganhou quota de mercado, graças aos preços baixos.

O mesmo entusiasmo propagou-se à Target (+3,95%), apesar de se esperarem os resultados só na quarta-feira, e à Costco (+3,29%).

Contudo, as cotações fraquejaram pouco antes do fecho, com o Dow Jones a chegar a evoluir em vermelho, antes de se recompor e acabar em ligeira subida.

"É um cenário que temos visto nas últimas sessões, com ganhos no início e perda de força com o aproximar do final", sublinhou Jack Ablin, da Cresset Capital.

Na sua opinião, este movimento recorrente deve-se à intervenção dos investidores particulares no início das sessões, enquanto os institucionais fazem-no mais no final.

O que ocorreu hoje mostra assim, na sua opinião, que os institucionais demonstram prudência, "o que não é geralmente bom sinal". Para este analista, "ainda não houve uma aceleração" bolsista, depois da divulgação, na quinta-feira, do índice de preços no consumidor, que saiu menos elevado do que previsto.

Leia Também: Wall Street fecha em baixa a digerir afirmações da Fed

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas