A Black Friday está a chegar e muitos consumidores aproveitam esta altura do ano para fazer compras com promoções. Os descontos, por norma, são apelativos, mas é necessário estar atento para garantir que faz mesmo bons negócios.
Nesta senda, o Doutor Finanças apresenta quatro dicas que pretendem ajudar os consumidores a fazer "escolhas inteligentes" este ano - e a poupar:
1. Estabeleça um orçamento
"Com preços baixos, é fácil perder o controlo nas compras porque, embora se gaste menos em cada compra, os valores vão acumulando e isso pode resultar num gasto superior ao que era pretendido originalmente – especialmente no caso de leitores compulsivos e sôfregos colecionadores.
Dito isto, estipular um valor máximo para gastar na Black Friday pode, e deve, ser o seu primeiro passo. Considere todos os dias que possa haver promoções, e depois pode considerar separar o seu orçamento por dia, por loja ou mesmo por "categoria" (como tecnologia, roupa ou outros)."
2. Comece cedo
"Parece óbvio, mas, na correria para apanhar os maiores descontos, às vezes esquecemo-nos que começar cedo pode ser a melhor tática. A Black Friday de 2022 tem data assinalada no dia 25 de novembro, e até lá existem três fases que deverá tomar especial atenção: pesquisa, comparação e escolha.
Antes de começar, pense para si mesmo: o que anda à procura? Tem alguma necessidade que precisa de resposta já? Saber o que quer comprar durante a Black Friday é uma excelente maneira para não se deixar levar pela filosofia de 'quando chegar, vejo o que há', porque pode haver descontos que, embora sejam bons, são de produtos que não precisa realmente."
3. Black Friday... online?
"Para alguns consumidores, grandes filas e prateleiras vazias podem ser um verdadeiro pesadelo. Assim, os sites surgem como uma boa solução, pois em Portugal o comércio online está cada vez mais preparado para a sexta-feira mais aguardada do ano.
Além disso, os melhores preços da Black Friday, por vezes, surgem bem cedo. Pode haver oportunidades disponíveis logo a partir da meia-noite do dia da campanha. Pode também acontecer que, em algumas marcas, os descontos sejam exclusivos online, e, portanto, para o consumidor que quer aproveitar as melhores oportunidades, comprar online poderá ser a melhor opção.
Ao aproveitar os melhores descontos online, também o ajuda a manter-se dentro do orçamento que terá definido para si, porque além de aproveitar os preços mais baixos, também consegue um maior controlo do dos gastos quando colocados os produtos no carrinho."
Atente nas trocas, devoluções e entregas
"Para muitos consumidores, a Black Friday é o momento em que se dá início às compras natalícias, para aproveitar as melhores oportunidades. Se esta é a sua situação, então aconselhamos que tenha atenção a dois fatores bastante importantes: o tempo de entrega e a política de trocas e devoluções das lojas.
A época natalícia é uma altura mais atarefada tanto para as lojas, como para as empresas transportadoras. Devido a isto, é importante perceber as previsões de entregas que as lojas oferecem, bem como pesquisar e ver se as datas tendem a ser cumpridas, para garantir que as prendas chegam a horas do grande dia.
Na sua jornada de poupança na Black Friday, atente também que lojas oferecem portes grátis para uma morada à sua escolha, ou até mesmo nas entregas em loja, pois pode contribuir para o cumprimento do seu orçamento."
Leia Também: Especial Black Friday. Saldos e promoções são diferentes? Há coimas?