A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), instaurou 18 processos de contraordenação a estabelecimentos de restauração inseridos nos espaços dos mercados devido a infrações a violação dos deveres gerais da entidade exploradora.
Em causa estão "o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a falta de mera comunicação prévia, inexistência de processo ou processos baseados nos princípios do HACCP, a falta do livro de reclamações, entre outras", adianta a Autoridade em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A fiscalização levada a cabo pela Autoridade visou 115 operadores económicos e aconteceu no âmbito da Operação “Restauração nos Mercados”, de norte a sul do país, nas últimas semanas, "com o objetivo de verificar os requisitos gerais de higiene e segurança alimentar nos estabelecimentos de restauração inseridos nos espaços dos mercados".
Foram ainda apreendidos três instrumentos de pesagem com um valor estimado de 1.100 euros, e determinada a suspensão de atividade de um estabelecimento de restauração por violação dos deveres gerais da entidade exploradora do estabelecimento de restauração e bebidas.
Leia Também: ASAE faz doação de roupa ao Estabelecimento Prisional de Coimbra