O Metropolitano de Lisboa anunciou, esta quinta-feira, que vai funcionar até à 1h00 na noite de passagem de ano, circulando com composições de seis carruagens em todas as linhas. Além disso, a estação Terreiro do Paço (linha Azul) vai encerrar mais cedo, às 18h00 do dia 31 de dezembro, por causa dos festejos de Ano Novo.
"Na noite de 31 de dezembro o Metropolitano de Lisboa circulará com composições de 6 carruagens em todas as linhas até à 1h00 de dia 1 de janeiro, hora de encerramento ao público", pode ler-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
A empresa adianta que "retomará o normal serviço de exploração às 6h30 de dia 1 de janeiro de 2023".
A estação Terreiro do Paço (linha Azul) encerra mais cedo, "devido aos festejos agendados para a Praça do Comércio", sendo que reabre às 6h30 do dia 1 de janeiro.
"Em alternativa à estação Terreiro do Paço poderão ser utilizadas as estações Cais do Sodré ou Baixa Chiado (linha Verde), que estarão abertas até à 1h00 da noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro", recomenda a transportadora.
Relativamente ao novo tarifário, a empresa adianta que o mesmo "só será aplicado a partir das 6h30 de dia 01 de janeiro, hora de abertura ao público do serviço".
Os bilhetes ocasionais do metro de Lisboa e da Carris vão aumentar 10%, para 1,65 euros por viagem, a partir de 1 de janeiro, mantendo-se inalterados os preços dos passes mensais, informou o Metropolitano. O preço atual de uma viagem no Metropolitano e na Carris através do bilhete ocasional pré-comprado é de 1,50 euros.
No caso dos carregamentos "zapping" em cartões Viva Viagem e Navegante (através de montantes entre os três euros e os 40 euros) cada viagem custará 1,47 euros, mais 12 cêntimos do que este ano (com o custo de 1,35 euros).
Na sua página na Internet, o Metro salienta que em 2023 os bilhetes diários (válidos para as viagens realizadas em 24 horas após a primeira validação) para a Carris/Metro custarão 6,60 euros (6,45 euros em 2022), na Carris/Metro/Transtejo 9,70 euros (9,60 euros este ano) e na Carris/Metro/CP mantém o preço de 10,70 euros.
Leia Também: Bilhetes ocasionais do Metro de Lisboa e da Carris vão aumentar 10%