Há uma nova ferramenta do Eurostat que permite perceber como evoluíram os preços de 26 alimentos na União Europeia (UE). Neste 'cesto de compras' constam, por exemplo, o pão, a carne e vários outros bens que costumam estar na mesa dos portugueses.
A funcionalidade do gabinete de estatísticas da UE está disponível aqui e pode selecionar até sete alimentos em simultâneo de modo a perceber o comportamento dos mesmos.
O mesmo se verifica relativamente aos Estados-membros, já que a consulta pode ser feita com sete ao mesmo tempo.
O Eurostat indica ainda que a ferramenta é atualizada regularmente, assim que são disponibilizados novos dados.
🥫Explore our new interactive tool that shows the price changes of food across the supply chain.
— EU_Eurostat (@EU_Eurostat) January 25, 2023
Select your country and choose between 4 different price indices for 26 different food products across time.
️https://t.co/eAtj6lMKax pic.twitter.com/9giYNYD7X9
Taxa de inflação homóloga voltou a recuar
A taxa de inflação homóloga da zona euro recuou para os 9,2%, em dezembro de 2022, confirmou o Eurostat, que divulga uma desaceleração do indicador na UE para os 10,4%.
De acordo com os dados do serviço estatístico da UE, na zona euro, a taxa de inflação homóloga de 9,2% compara-se com a de 10,1% de novembro e a de 5,0% de dezembro de 2021, o segundo recuo consecutivo após 17 meses de aumentos sucessivos.
No conjunto dos 27 Estados-membros, a taxa de inflação também voltou a recuar em dezembro de 2022, para os 10,4%, face aos 11,1% de novembro, mas ainda muito acima da de 5,3% registada no último mês de 2021.
O recuo da inflação na componente da energia -- que caiu para os 25,5%, face aos 34,9% - é a causa da desaceleração do indicador em ambas as zonas.
Leia Também: Aumento da fatura das telecomunicações "tem de ser claro", defende a DECO