Emissão de dívida verde está "em estudo" pelo Estado português, diz IGCP

O presidente do IGCP, Miguel Martín, disse, esta quarta-feira, que o Estado português está a estudar a emissão de dívida verde, ainda que alerte para a dificuldade de o país manter líquido um programa deste tipo em Portugal.

Notícia

© iStock

Lusa
08/02/2023 17:35 ‧ 08/02/2023 por Lusa

Economia

IGCP

O presidente do IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública falava hoje numa audição parlamentar, na Comissão de Orçamento e Finanças.

"Os 'green bonds' [dívida verde] estão em estudo pelo Estado português, mas temos de ter também uma consciência do enquadramento dos 'green bonds' para um país pequeno como Portugal versus países grandes", afirmou.

Miguel Martín, que sucedeu a Cristina Casalinho na presidência do IGCP, explicou que "estes programas de emissão têm sempre um volume mínimo para garantir liquidez de mercado de três mil milhões".

"Um programa de três mil milhões em Portugal compara com um programa de 30 mil milhões em França", disse, em alusão à proporção face ao Produto Interno Bruto (PIB).

Para Miguel Martín, "Portugal para alimentar e manter líquido um instrumento de três mil milhões é muito mais difícil do que é para o Estado francês".

De acordo com o responsável do IGCP, estes títulos de dívida têm também associada "toda uma carga administrativa", que "não é fácil praticar".

Ainda assim, salientou que "há um entendimento geral que os 'green bonds' permitem uma diversificação dos investidores da dívida pública".

Leia Também: Queda da taxa de desemprego para 6%? "Animador", diz Governo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas