A venda dos dois centros logísticos da Maersk segue-se à decisão da empresa, tomada em março de 2022, de alienar as suas atividades na Rússia, embora não tenha revelado o valor da transação, refere a Maersk em comunicado.
A transação foi já autorizada pelas entidades e reguladores da União Europeia (UE) e da Rússia, adianta.
A IG Finance Development Limited, para adquirir as instalações dos dois centros logísticos, chegou a um acordo com a Arosa, uma importadora de alimentos na Rússia, sendo que assim pode operar os centros localizados em São Petersburgo e Novorossiysk, respetivamente, a partir de 17 de fevereiro deste ano.
O grupo empresarial dinamarquês explicou ainda que o desinvestimento na Rússia nos dois centros logísticos que possuía foi concluído, uma vez que não são precisas mais aprovações por parte de entidades e de reguladores.
O diretor Comercial da Maersk, Karsten Kildahl, falando a propósito da venda dos dois centros de logística que têm na Rússia, disse estarem "satisfeitos" por terem "encontrado um novo proprietário" e poderem concretizar a venda de "todos os ativos" no país.
O centro de logística em Novorossiysk tem 28.750 metros quadrados (m2) e uma capacidade para 1.500 contentores (TEU) que se destinam a carregamentos marítimos, nomeadamente de cereais.
Já o armazém de refrigeração e congelamento situado em São Petersburgo, que foi inaugurado em 2020, possui uma área de 23.500 m2.