Costuma trabalhar mais horas do que as que estão previstas no seu contrato? A SoftGrid é uma tecnológica indiana que avisa os trabalhadores sobre a hora de desligar e não há volta a dar: terminado o turno, o sistema encerra-se.
"O seu turno acabou. O sistema de trabalho vai desligar-se em 10 minutos. Por favor vá para casa". Esta é a mensagem que aparece nos computadores e que surpreendeu os funcionários da empresa, de acordo com a BBC.
Os avisos aparecem 10 minutos antes das 19h00, hora em que os sistemas são mesmo desligados para fazer os funcionários cumprir o horário e sair a tempo.
Em declarações à BBC, Shweta Shukla, CEO e co-fundadora da SoftGrid, diz que a notificação faz parte dos esforços da empresa para ajudar os funcionários a desfrutar de um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.
"A pandemia da Covid-19 desiquilibrou os nossos dias de trabalho e começámos a trabalhar longas horas. Estava a lutar para arranjar tempo para o meu filho", disse a CEO, explicando que outros responsáveis da empresa estavam confrontados com o mesmo desafio.
A notificação que força os funcionários a desligar foi instalada há meio ano, em todos os sistemas. "Fizemos isso num fim de semana, porque queríamos que fosse surpresa", referiu Shweta Shukla, acrescentando que a mensagem acabou por surtir esse mesmo efeito.
A mensagem está a ser bem recebida pelos cerca de 40 funcionários da empresa, como revela a colaboradora Tanvi Khandelwal, numa publicação na rede social LinkdIn. "Não há mais chamadas nem e-mails fora do horário de trabalho. Não é fantástico?", escreveu.
Leia Também: Confiança dos consumidores e clima económico voltam a aumentar