O Indexante dos Apoios Sociais (IAS) é um valor de referência para o cálculo, determinação e atualização de diversos apoios concedidos pelo Estado, esclarece a Autoridade Tributária (AT).
"Este valor é atualizado anualmente pelo Governo e tem impacto por exemplo nas deduções para o IRS, contribuições para a Segurança, pagamento de taxas moderadoras, propinas, etc", diz a AT, numa publicação partilhada na rede social Instagram.
O valor para 2023 é de 480,43 euros, segundo uma portaria publicada no final do ano passado.
No final de novembro, recorde-se, o Governo informou que o valor do IAS iria ser atualizado em 8,4% em vez de 8%, em 2023, assumindo também ajustamentos na atualização as pensões.
Ver esta publicação no Instagram
Estes ajustamentos, quer na atualização do IAS quer das pensões, têm por base os dados da inflação divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e que indicam que a inflação média dos últimos 12 meses, sem habitação (que tipicamente serve de referência para a atualização do IAS e das pensões) foi de 7,46% em novembro, acelerando face aos 6,83% do mês anterior.
O abono de família, a prestação social para a inclusão, o Rendimento Social de Inserção (RSI) e o subsídio de desemprego são alguns dos apoios sociais que este ano aumentaram à boleia da atualização do IAS.
Leia Também: Hoje é o terceiro de quatro dias de greve na CP. Eis o ponto da situação