EDP lança OPA sobre EDP Brasil financiada por aumento de capital
A EDP anunciou hoje o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) de 100% sobre a EDP Brasil, financiada por um aumento de capital de 1.000 milhões de euros, dos quais 600 milhões estão já assegurados por principais acionistas.
© Reuters
Economia EDP
Em comunicado enviado esta madrugada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a EDP anunciou o lançamento de uma OPA de 100% sobre a sua subsidiária cotada EDP Brasil, detida a 56,05% (posição consolidada de 57,55%), "visando a sua retirada de bolsa numa transação que gera valor".
"Centrada nas redes renováveis e elétricas, esta operação visa também simplificar a organização empresarial", explicou a EDP.
A OPA será financiada por um aumento de capital de 1.000 milhões de euros, colocado junto de investidores institucionais, e 600 milhões de euros têm já o compromisso de investimento dos principais acionistas, incluindo o grupo China Tree Gorges (CTG).
Segundo o comunicado ao mercado, o preço oferecido aos acionistas minoritários da EDP Brasil é de 24 reais por ação (cerca de 4,4 euros), correspondendo, assim, a um investimento potencial total de 5.770 milhões de reais (cerca de 1.040 milhões de euros).
A retirada bolsista da EDP Brasil deverá estar concluída no segundo semestre de 2023.
A EDP Renováveis Brasil foi fundada em 2009 e tem 1,1 gigawatts (GW) de renováveis em atividade.
"Esta operação irá reforçar o foco nos segmentos de energias renováveis e redes, ao mesmo tempo que reduz a exposição à geração hídrica e prevê saída da produção termoelétrica", apontou a EDP.
Leia Também: Recebe subsídios ou pensões? Estas são as datas de pagamento em março
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com