Em comunicado, a IP destacou hoje que esta empreitada é "o maior investimento do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] em infraestruturas rodoviárias, até ao momento".
"Com um preço-base de concurso de 38 milhões de euros, este é o maior investimento, lançado até ao momento, a executar pela IP no âmbito do PRR", financiado pela União Europeia, disse a empresa.
Segundo a IP, o concurso público relativo à empreitada para a requalificação do corredor do IP8 entre Santa Margarida do Sado, em Ferreira do Alentejo, e a sede de concelho, foi publicado em Diário da República (DR) na sexta-feira passada.
No procedimento publicado em DR, consultado pela Lusa, é referido que os interessados em concorrer devem apresentar as suas propostas até às 17:00 do 33. º dia a contar da data de envio do anúncio e que o prazo de execução do contrato, sem incluir renovações, é de 540 dias.
Os trabalhos visam a reabilitação integral e reforço das condições de circulação e segurança naquele corredor do IP8.
"A obra prevê a beneficiação estrutural da via, ao longo de um troço com uma extensão de cerca de 22,1 quilómetros, entre o final da A26, em Santa Margarida do Sado, e Ferreira do Alentejo, após a rotunda com a ER2 [Estrada Regional 2]", pode ler-se no comunicado.
Além disso, acrescentou, vai ser construída uma nova variante a Figueira dos Cavaleiros, com 2,9 quilómetros de extensão, "criando uma alternativa mais eficiente e direta à circulação rodoviária".
No comunicado, a IP referiu que "mais de 150 milhões de euros do PRR estão já em fase de execução de obra ou da sua contratação".
A Infraestruturas de Portugal tem "um total de 13 obras lançadas" no âmbito do PRR, que "correspondem atualmente a um investimento de 154 milhões de euros", indicou.
Leia Também: Trânsito condicionado na A1 após despiste em Santa Maria da Feira