Preços: Costa Silva anuncia "grande operação" da ASAE em todo o país
"Vamos ser inflexíveis para com todas as situações anómalas que possam ocorrer", garantiu o ministro da Economia.
© Getty Images
Economia Ministro da Economia
O ministro da Economia, António Costa Silva, anunciou esta quinta-feira que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai intensificar a ação de fiscalização perante o aumento dos preços dos alimentos que se tem verificado nas últimas semanas.
"A ASAE vai lançar uma grande operação em todos os pontos do país, com 38 brigadas", anunciou o ministro da Economia, em conferência de imprensa, no Ministério da Economia, em Lisboa, transmitida pela SIC Notícias. "Vamos ser inflexíveis para com todas as situações anómalas que possam ocorrer", garantiu.
O governante adiantou que a ASAE vai, deste modo, "intensificar e reforçar a fiscalização em todo o território nacional para perceber o que se passa ao nível dos preços".
Supermercados? Governo avalia "todas as opções, inclusive as mais musculadas"
O ministro da Economia e do Mar afirmou não ser muito favorável à imposição de preços ao mercado, notando que o ideal seria a autorregulação, e vincou estar a equacionar medidas "musculadas".
"Estamos a equacionar todas as opções, inclusive as mais musculadas, mas queremos tomar essas medidas na posse de toda a informação recebida", assegurou António Costa Silva, em conferência de imprensa, em Lisboa.
O governante vincou "não ser muito favorável" à imposição de preços aos mercados, notando que, muitas vezes, o efeito não é o desejado.
Estas medidas surgem depois de o INE ter divulgado que a taxa de inflação referente aos produtos alimentares não transformados terá acelerado para 20,1% (18,5% em janeiro).
O ministro adiantou ainda que, desde o segundo semestre do ano passado, a ASAE realizou mais de 960 ações de fiscalização e hoje vai iniciar uma nova operação, em todo o país, com as suas 38 brigadas.
No dia 1 de março, 38 brigadas envolvendo 80 inspetores da ASAE estiveram no terreno a fiscalizar os preços dos bens alimentares nos hiper e supermercados, face ao aumento de 21,1% do cabaz básico no último ano, mais do dobro da inflação.
Conforme detalhou, na altura, o Executivo, estiveram no terreno 10 brigadas da ASAE no Norte do país, 12 brigadas no Sul e 16 brigadas na região Centro.
[Notícia atualizada às 11h22]
Leia Também: Bolsas europeias em baixa, em sessão de transição à espera dos EUA
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com