EDP anuncia 5,27 mil milhões em investimentos no Brasil nos próximos anos

O presidente executivo da EDP Brasil, João Marques da Cruz, anunciou na sexta-feira que a empresa ambiciona investir no país 30 mil milhões de reais (5,27 mil milhões de euros) nos próximos cinco anos.

Notícia

© Lusa

Lusa
18/03/2023 06:22 ‧ 18/03/2023 por Lusa

Economia

EDP Brasil

"Queremos investir nos próximos cinco anos 30 mil milhões de reais em geração renovável e redes, seja de transmissão, seja de distribuição", afirmou João Marques da Cruz, durante o evento do lançamento institucional do Mapa Bilateral de Investimentos Brasil-União Europeia, em Brasília, um evento que contou com a presença da vice-presidente-executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, e do vice-Presidente brasileiro, Geraldo Alckmin.

À margem do evento, João Marques da Cruz detalhou à Lusa que 50% desse valor será investido na construção de parques solares e eólicos.

A outra metade será para reforçar o sistema de distribuição já existente nos estados de São Paulo e do Espírito Santo e ainda na construção de linhas de transmissão, sendo que este segundo investimento está dependente de futuros leilões.

Ainda durante o discurso, o presidente executivo da EDP Brasil enfatizou que o facto de o país ter "uma regulação estável e sofisticada, isso é um grande ativo".

"Eu acredito, confio, espero que esse ativo não seja destruído e os indícios que temos vão no sentido de que as autoridades brasileiras querem manter esse ativo", acrescentou, na palestra "Como estimular fluxos de investimento para alavancar cadeias de valor birregionais e facilitar a transição verde e digital'.

No início do mês, a EDP anunciou o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) de 100% sobre a EDP Brasil, financiada por um aumento de capital de 1.000 milhões de euros, dos quais 600 milhões estão já assegurados por principais acionistas.

Em comunicado enviado à CMVM, a EDP anunciou o lançamento de uma OPA de 100% sobre a sua subsidiária cotada EDP Brasil, detida a 56,05% (posição consolidada de 57,55%), "visando a sua retirada de bolsa numa transação que gera valor".

"Centrada nas redes renováveis e elétricas, esta operação visa também simplificar a organização empresarial", explicou a EDP.

A OPA será financiada por um aumento de capital de 1.000 milhões de euros, colocado junto de investidores institucionais, e 600 milhões de euros têm já o compromisso de investimento dos principais acionistas, incluindo o grupo China Tree Gorges (CTG).

o preço oferecido aos acionistas minoritários da EDP Brasil é de 24 reais por ação (cerca de 4,4 euros), correspondendo, assim, a um investimento potencial total de 5.770 milhões de reais (cerca de 1.040 milhões de euros).

A EDP Brasil registou lucro de cerca de mil milhões de reais (181 milhões de euros) em 2022, resultado que indica uma queda de 52,7% face a 2021.

Leia Também: EDP lança OPA sobre EDP Brasil financiada por aumento de capital

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas