O Ministério da Indústria e Comércio do Brasil, através da Secretaria do Comércio Exterior, alegou ter "elementos suficientes" que indicam "a prática de 'dumping' nas exportações" da China, Colômbia e Peru de "chaves de latão, do tipo Yale ou Tetra, com ou sem resina plástica na cabeça, para cilindros de uso geral".
De acordo com o Governo brasileiro, o produto pode estar a ser vendido a preços abaixo do custo, o que pode estar a causar "prejuízo à indústria nacional".
As indicações do Brasil baseiam-se na "análise de provas" recolhidas entre "abril de 2021 e março de 2022".
As autoridades do país sul-americano irão agora enviar questionários aos produtores e exportadores, bem como aos importadores e fabricantes nacionais, para que forneçam as informações necessárias sobre o que aconteceu no prazo de 30 dias.
Se o 'dumping' for confirmado, o Governo brasileiro considerará medidas compensatórias em defesa dos seus interesses comerciais, incluindo a possibilidade de impor direitos aduaneiros.
A abertura do inquérito surge na véspera da visita de Estado do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, à China, de 26 a 30 de março.
A China tem sido o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009.
Leia Também: Ministro da Agricultura do Brasil na China para intensificar relações