O Governo anunciou, na semana passada, um novo apoio às famílias mais vulneráveis, que visa compensar a subida do custo de vida. Este apoio destina-se às famílias beneficiárias da tarifa social de energia elétrica e também é para aquelas em que pelo menos um membro do agregado é beneficiários de prestações sociais mínimas.
O que é, quando e como será pago?
De acordo com a apresentação divulgada pelo Governo, esta medida tem como objetivo apoiar as "famílias mais vulneráveis para mitigar os efeitos da inflação".
Trata-se de um apoio de 30 euros ao mês, por agregado familiar, ao qual acrescem 15 euros de majoração por criança ao mês. Será pago trimestralmente, entre janeiro e dezembro de 2023.
O pagamento será feito de forma automática, de acordo com o Executivo, nos meses de abril, junho, agosto e novembro. As famílias devem atualizar os seus dados na Segurança Social, uma vez que será pago exclusivamente por transferência bancária.
A estimativa do Governo aponta para que chegue a três milhões de pessoas - com mais de um milhão de agregados familiares e mais de 1,1 milhões de crianças e jovens abrangidos.
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: 'Cheque' de 30€ para famílias mais vulneráveis: Afinal, quem vai receber?