Gestão da TAP? "Apure-se a verdade. Seja ela qual for e doa a quem doer"

As declarações são do primeiro-ministro, António Costa, quando questionado sobre se está preocupado com os resultados da comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão da TAP.

Notícia

© Lusa

Notícias ao Minuto com Lusa
04/04/2023 12:47 ‧ 04/04/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, quando questionado sobre se está preocupado com os resultados da comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão da TAP, sublinhou que "nunca" se preocupa "quando se trata de apurar a verdade".

"Nunca estou preocupado quando se trata de apurar a verdade", respondeu aos jornalistas, esta terça-feira, no Palácio Foz, em Lisboa, numa sessão destinada a assinalar o fim do processo legislativo da nova lei que permitirá às instituições de Ensino Superior Politécnico atribuírem graus de doutoramento.

Interrogado se o Governo está preocupado com o que hoje dirá a presidente executiva demissionária da TAP, Christine Ourmières-Widener, na comissão parlamentar de inquérito, e também sobre o facto de o líder do PSD, Luís Montenegro, ter acusado o direito financeiro desta empresa, Gonçalo Pires, de ter mentido na Assembleia da República, o primeiro-ministro respondeu: "Apure-se a verdade, o país nunca fica pior sabendo-se a verdade, pelo contrário, fica sempre melhor, seja ela qual for e doa a quem doer".

"Para já, não antecipemos os resultados e deixemos quem está a trabalhar, trabalhar, concluir os relatórios. Depois, se houver ilações a tirar, tiram-se ilações", acrescentou.

Recorde-se que a proposta do Bloco de Esquerda para constituir uma comissão de inquérito à tutela política da gestão da TAP foi aprovada no parlamento, contando com a abstenção do PS e PCP e os votos a favor dos restantes.

Os bloquistas pretendem que seja averiguado pelo parlamento o "processo de cooptação, nomeação ou contratação de Alexandra Reis para a administração" da companhia aérea, bem como "dos restantes administradores e os termos da aplicação do respetivo enquadramento jurídico".

Do objeto do inquérito parlamentar defendido pelo BE faz ainda parte o processo de desvinculação de membros dos órgãos sociais da TAP e "a prática quanto a pagamentos indemnizatórios", bem como "as remunerações pagas aos membros dos órgãos sociais", nas suas várias componentes.

[Notícia atualizada às 13h22]

Leia Também: "CFO da TAP mentiu na comissão de inquérito". PSD pede posição do Governo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas