Não sabe se reúne as condições para receber o 'cheque' de 90 euros que é pago esta quinta-feira, dia 20 de abril? Através da Segurança Social Direta pode descobrir se tem ou não direito a este apoio extraordinário.
Para o efeito, deve aceder à Segurança Social Direta - com o número de identificação da Segurança Social (NISS) - e, em primeiro lugar, iniciar sessão com as suas credenciais de acesso. Depois, deve seguir estes passos:
- Selecione a opção 'conta corrente' logo no menu inicial;
- Depois escolha 'posição atual';
- Clique em 'valores a receber', onde poderá conhecer "que valores tem a receber da Segurança Social".
É nessa tabela que deverá aparecer o pagamento dos 90 euros caso tenha direito a ele. Se não estiver abrangido é muito provável que a tabela apareça em branco.
Clique em 'valores a receber', onde poderá conhecer "que valores tem a receber da Segurança Social"© Reprodução do site da Segurança Social Direta
Por outro lado, caso esteja abrangido pelo apoio extraordinário, nesta secção deverá aparecer o seguinte:
Beneficiários já podem saber no site da Segurança Social se têm direito ao apoio de 90 euros© Reprodução do site da Segurança Social
Apoio de 90 euros começa hoje a ser pago a um milhão de famílias
O primeiro apoio extraordinário trimestral às famílias vulneráveis, no valor de 90 euros (30 euros por mês) começa hoje a ser pago a cerca de um milhão de famílias.
Em causa está uma das medidas extraordinárias de apoio ao rendimento das famílias e que consiste na atribuição de 30 euros por mês, pagos trimestralmente, com os 90 euros que vão ser pagos hoje a corresponderem ao primeiro trimestre deste ano.
Num comunicado divulgado na quarta-feira, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social referiu que o pagamento é feito por transferência bancária "a todos os agregados familiares beneficiários da tarifa social de energia elétrica e de prestações sociais mínimas, num montante global de 90 milhões de euros".
Os próximos pagamentos, "igualmente no valor de 90 euros, serão realizados nos meses de junho, agosto e novembro", refere a mesma informação, indicando que, no total do ano, os agregados abrangidos pela medida receberão miliares receberão um montante global de 360 euros.
Leia Também: Tem direito ao 'cheque' de 90€ mas não tem conta bancária? Faça isto