O troço da Linha Amarela do Metro de Lisboa entre as estações Cidade Universitária e Rato vai estar encerrado no próximo fim de semana prolongado, entre 29 de abril e 1 de maio.
É mais um constrangimento resultante das obras para o prolongamento das linhas amarela e verde e que vai causar interrupções temporárias até 7 de julho.
Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa indica que "a articulação das diversas intervenções tornou necessário reprogramar os trabalhos a realizar no próximo fim-de-semana". Assim, entre o próximo sábado e segunda-feira, o serviço de transporte na Linha Amarela far-se-á entre Campo Grande e Odivelas, nos dois sentidos.
Recorde-se que, até dia 28, este troço está também com alterações temporárias no horário de funcionamento, encerrando às 23h.
A normal circulação nas Linhas Amarela e Verde será retomada às 6h30 do próximo dia 8 de julho.
Eis o plano das interrupções:
Será retomada a normal circulação nas linhas Amarela e Verde no dia 8 de julho de 2023.© DR
Nos próximos três meses, a circulação das Linhas Amarela e Verde do metro vai sofrer interrupções temporárias para integração dos dois novos viadutos construídos no Campo Grande com os já existentes.
A transportadora explicou que as interrupções temporárias decorrem no âmbito do plano de expansão da rede do metro para o prolongamento das Linhas Amarela e Verde Rato/Cais do Sodré.
Em causa estão trabalhos relacionados com a integração dos viadutos em construção, que vão provocar alguns constrangimentos na circulação dos comboios em parte das duas linhas.
Com conclusão prevista para 2024, a Linha Circular, que vai ligar a estação do Rato ao Cais do Sodré, numa extensão de mais dois quilómetros de rede, irá criar um novo anel circular no centro de Lisboa e interfaces que conjugam e integram vários modos de transporte.
O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião). Normalmente, o metro funciona entre as 06h30 e as 01h00.
Leia Também: Metro de Lisboa. Este troço vai abrir mais tarde na próxima semana