Moçambique anuncia nova descoberta de gás natural

A petrolífera sul-africana Sasol descobriu novas reservas de gás natural ao largo da costa moçambicana de Inhassoro, sul do país, anunciou hoje o Instituto Nacional de Petróleo (INP).

Notícia

© Lusa

Lusa
29/04/2023 14:09 ‧ 29/04/2023 por Lusa

Economia

Moçambique

"A Sasol Mozambique efetuou uma descoberta de gás natural no poço de pesquisa Bonito-1, realizado na área PT5-C da Bacia de Moçambique, localizado na parte sul do distrito de Inhassoro, província de Inhambane", anunciou o organismo, em comunicado.

A petrolífera vai prosseguir com "trabalhos de avaliação do jazigo para determinar a dimensão da descoberta, assim como a viabilidade comercial", depois de aberto um poço de pesquisa, entre 25 de março e 05 de abril, que atingiu uma profundidade de 1.934 metros.

A descoberta surge depois de uma perfuração sem resultados.

"O poço Bonito-1 é o segundo a ser perfurado na área PT5-C, depois do poço Dourado-1, cujo resultado foi negativo", explicou o INP.

O contrato para pesquisa e produção para a área PT5-C foi celebrado em 17 de outubro de 2018 após o quinto concurso de concessão de áreas.

A Sasol Mozambique detém 70% de interesse participativo, cabendo à Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) os restantes 30%.

Leia Também: Adiar eleições em Moçambique? "Resultado reflete opinião do país"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas