Certificados captaram 117,9 milhões por dia no 1.º trimestre de 2023
Os certificados de aforro captaram uma média de 117,9 milhões de euros por dia no primeiro trimestre de 2023, quase dez vezes mais do que os 18,5 milhões de euros diários de novas subscrições registados no trimestre homólogo de 2022.
© Lusa
Economia Certificados
Estes valores constam da apresentação de resultados do primeiro trimestre dos CTT, hoje divulgada, com a empresa a referir que o crescimento verificado deriva "de uma nova conjuntura de taxas de juro que posiciona melhor a dívida pública enquanto alternativa de investimento".
No total, o valor de novas entradas de dinheiro em certificados de aforro ao longo do primeiro trimestre deste ano ascendeu a 7.543,6 milhões de euros, quase tanto como o valor total de subscrições registadas ao longo de todo o ano de 2022 e que ascenderam a 8.138 milhões de euros.
A subida das Euribor, nomeadamente do indexante a três meses -- que é usado na fórmula de cálculo da taxa de juro dos Certificados de Aforro -- tem aumentado a procura por este produto de investimento, numa altura em que as taxas de juro oferecidas pela banca para os depósitos a prazo registam valores inferiores à remuneração destes títulos de dívida pública.
No final de abril, o valor total que os aforradores tinham investido em certificados de aforro ascendia a 28.642 milhões de euros, sendo que cerca de 3.500 milhões de euros resultam de emissões realizadas apenas nesse mês.
Leia Também: Governo reativa apoios a I&D entre a Bosch e a Universidade do Minho
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com