O Banco Central Europeu (BCE) decidiu aumentar as taxas de juro na reunião de política monetária desta semana, pela sétima vez consecutiva, mas em apenas em 25 pontos base. Afinal, como é que o BCE considera que está a economia?
Num 'resumo' publicado no seu site, o BCE explica, em quatro pontos, o que se passa na economia. Fique a par:
1. A inflação desceu face ao seu máximo, mas continua demasiado alta
"Os preços dos produtos energéticos registaram uma queda acentuada nos últimos meses. Porém, os preços dos produtos alimentares ainda estão a subir muito."
2. A economia apresenta um panorama misto
"As pessoas estão a consumir bastante serviços, pelos que estes registam um bom desempenho. As empresas da indústria transformadora ainda têm de dar saída a um grande volume de encomendas em atraso acumuladas, mas as suas perspetivas estão a deteriorar-se."
3. A subida dos salários e o aumento dos lucros estão por trás da elevada inflação
"Os trabalhadores estão a obter aumentos salariais maiores para compensar a inflação alta. As empresas subiram os preços para cobrir esses aumentos, sendo os seus lucros também mais elevados."
4. Menos pessoas e empresas estão a contrair empréstimos
"Como as taxas de juro são mais altas, o crédito à habitação passou a ser mais caro. Pelo mesmo motivo, são menos as empresas que estão a recorrer a empréstimos para financiar investimentos."
Leia Também: Maiores empresas da zona euro preveem estagnação ou crescimento modesto