Na próxima semana, quando atestar o depósito do seu carro, notará uma diferença (para pior) nos preços tanto do gasóleo, como da gasolina. Isto porque o valor do gasóleo simples deverá subir 3 cêntimos, enquanto a gasolina simples 95 aumentará 3,5 cêntimos, segundo adiantou fonte do setor ao Notícias ao Minuto.
Em termos práticos, deverá passar a pagar, em média, 1,435 euros por litro no gasóleo simples e 1,648 euros por litro na gasolina simples 95, tendo em conta os dados divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os cálculos têm por base os preços médios diários que "são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros".
Estes aumentos surgem depois de uma redução de 3,7 cêntimos para ambos os combustíveis, uma descida inferior às previsões, que apontavam para menos cinco cêntimos no caso do gasóleo simples e de seis cêntimos no caso da gasolina simples 95.
Recorde-se ainda que, em maio, os descontos no ISP diminuirão para 30 cêntimos por litro de gasóleo e 31,6 cêntimos de gasolina, e a taxa de carbono vai ser gradualmente atualizada, segundo informou o Ministério das Finanças, no final de abril.
Leia Também: Consumo de combustíveis desce 7,9% em março