O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quinta-feira que apesar dos indicadores económicos positivos há "problemas" no dia a dia dos portugueses, considerando que há altos e baixos.
"Na economia temos números ótimos, em certas matérias fundamentais para a vida dos portugueses, e depois temos problemas que não são tão ótimos no dia a dia dos portugueses, porque as coisas não são simultâneas. É preciso que um ciclo suba para que o outro suba e às vezes quando um está a subir começa o outro a descer", disse o Presidente da República durante uma receção à seleção portuguesa de andebol em cadeira de rodas campeã europeia e mundial.
"Há altos e baixos, os ciclos não são iguais", disse Marcelo, estabelecendo um paralelo entre o desporto e o contexto do país.
"Os números bons, grandes, subiram, chegam às pessoas, durante um tempo estão com as pessoas, coincidem os ciclos. Depois, de repente, as pessoas ainda estão a sentir um ciclo positivo, no entanto qualquer coisa lá fora ou cá dentro faz com que o ciclo geral não seja tão bom", exemplificou.
Marcelo Rebelo de Sousa referiu ainda que quem está no desporto, assim como na economia, na política e na sociedade em geral, está constantemente sujeito a comparações e confrontos com outros, com jogos a eliminar, de "mata-mata", vitórias e derrotas.
O Presidente da República reiterou ainda a mensagem de que o poder implica responsabilidade e afirmou que "é uma ilusão achar que se pode ser importante sem pagar um preço".
[Notícia atualizada às 13h43]
Leia Também: Presidente da República condecora antiga reitora da Universidade de Évora