Um resumo (em quatro pontos) das explicações de João Galamba ao intervalo
Em quatro pontos, fique com um resumo dos principais assuntos que marcaram esta audição até ao momento.
© Reinaldo Rodrigues/Global Imagens
Economia inquérito à TAP
O ministro das Infresetruturas, João Galamba, está a ser ouvido no Parlamento no âmbito do inquérito à TAP. Em quatro pontos, fique com um resumo dos principais assuntos que marcaram esta audição até ao momento.
1. "Não me recordo se falei ou não do SIS ou do SIRP" à ministra da Justiça
O ministro das Infraestruturas admitiu hoje não se recordar se falou sobre o SIS ou o SIRP à ministra da Justiça, quando reportou agressões a membros do gabinete e o furto de um computador pelo ex-adjunto.
"Liguei à ministra da Justiça às 22h53, foi um telefonema que durou dois minutos e vinte segundos e não me recordo se falei do SIS [Serviço de Informações de Segurança] ou não à ministra da Justiça, porque, de facto, o objetivo daquele telefonema era análogo ao que tinha ocorrido uma hora e quarenta minutos antes com o senhor ministro da Administração Interna", afirmou o ministro das Infraestruturas, João Galamba, na comissão de inquérito à TAP.
2. "História" versus "factos". Galamba diz que não há versões contraditórias
O ministro das Infraestruturas defendeu que "não há duas versões contraditórias" sobre as notas da reunião preparatória com a ex-CEO da TAP, mas apenas "uma historia e, depois, factos, provas e muitas testemunhas", reiterando nunca houve qualquer intenção de ocultar informação.
3. "Nego categoricamente que tenha ameaçado Frederico Pinheiro"
João Galamba negou hoje categoricamente ter ameaçado o ex-adjunto e acusou-o de o ter ameaçado, durante o telefonema em que o exonerou e no qual Frederico Pinheiro estava "muito exaltado".
ego categoricamente que tenha ameaçado Frederico Pinheiro, mas afirmo que fui ameaçado por Frederico Pinheiro - e não foi pouco, senhor deputado - e pode ter a certeza que se havia alguém mesmo muito exaltado naquele telefonema não era seguramente eu", afirmou João Galamba, em resposta ao deputado do PSD Paulo Rios de Oliveira.
4. Galamba confirma pedido de demissão de Aires Mateus, mas nega pressões
O ministro das Infraestruturas confirmou que tomou conhecimento do pedido de demissão do presidente da Comissão de Vencimentos da TAP, Aires Mateus, hoje de madrugada, e negou qualquer pressão.
Questionado na comissão de inquérito à tutela política da TAP, João Galamba disse que foi recebido no ministério um email, pelas 03:00, a informar deste pedido de demissão, e comprometeu-se a analisar a situação e a tomar "as medidas necessárias para repor o quórum".
Leia Também: Galamba: "Nego categoricamente que tenha ameaçado Frederico Pinheiro"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com