Reembolso do IRS atrasado? Este pode ser o motivo (Fisco diz o que fazer)
Há reembolsos suspensos por falta de IBAN, alerta a Autoridade Tributária (AT).
© Shutterstock
Economia IRS
Ainda não recebeu o reembolso do IRS e já submeteu a declaração há muito tempo? A Autoridade Tributária (AT) alertou que há reembolsos que estão suspensos por falta de IBAN, pelo que é necessário atualizar os dados bancários no Portal das Finanças.
"Foram disponibilizadas no Portal das Finanças as liquidações de IRS/2022 que estão 'em tratamento', dado não ter sido indicado IBAN na declaração de IRS ou porque o IBAN aí indicado não se encontra válido", diz a AT, numa nota publicada naquele portal.
O que fazer?
As Finanças explicam que "de forma a que os contribuintes com liquidações nessas condições possam receber o seu reembolso por transferência bancária, reduzindo assim o prazo de pagamento, é dada a possibilidade de indicarem ou alterarem o seu IBAN no cadastro da AT ou, nas situações em que exista informação de IBAN válido, autorizem receber o reembolso nessa conta bancária".
Para isso, os contribuintes devem iniciar sessão no Portal das Finanças e depois seguir estes passos: Cidadãos > Serviços > Situação Fiscal-Pagamentos > Reembolsos e indicar / atualizar o seu IBAN.
"No caso da liquidação pertencer a um agregado, a autorização para a utilização do IBAN de cadastro, para o pagamento do reembolso de IRS/2022, é efetuada por ambos os titulares de rendimentos com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças", explica o Fisco.
A AT diz ainda que "está a desenvolver esforços para que o pagamento dos reembolsos de IRS seja efetuado em prazo substancialmente mais reduzido do que aquele que lhe é legalmente imposto (até 31 de agosto, se a declaração de rendimentos for entregue dentro do prazo legal)".
Vale recordar que os contribuintes têm até ao final de junho para entregar o IRS.
Leia Também: Combustíveis ficam mais caros hoje (mas 'aqui' são mais baratos)
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com