Pediu baixa médica de 3 dias online? É assim que deve comunicar à empresa

Depois de pedir a autodeclaração de doença deve comunicar à empresa a ausência ao trabalho. Veja os passos que deve seguir.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/05/2023 08:51 ‧ 24/05/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

baixa médica

Já é possível pedir baixas médicas de até três dias online, devendo para isso preencher uma autodeclaração de doença no portal do SNS 24. Depois de o fazer, deve comunicar à empresa a ausência ao trabalho por este motivo - e há um procedimento a seguir. 

"Para comunicar à entidade patronal a ausência por doença, deve facultar-lhe o código de acesso que recebeu através de SMS e/ou e-mail após a emissão da autodeclaração", pode ler-se no portal do SNS 24.

Posteriormente, através da página validar autodeclaração de doença - à qual pode aceder aqui - será possível verificar a autenticidade da declaração

A autodeclaração de doença, refira-se, é um "documento que comprova que o utente se encontra em situação de doença, declarada por si mesmo, sob compromisso de honra".

Com esta declaração, "passa a ser o próprio utente a assumir a responsabilidade de justificar que se ausentou do trabalho por ter estado doente".

"A autodeclaração de doença pode ser requerida num prazo máximo de cinco dias, contados a partir do primeiro dia de ausência por doença Por exemplo: se o utente precisar comprovar uma situação de doença de segunda a quarta-feira, deve pedir a autodeclaração entre segunda e sexta-feira", pode ainda ler-se no mesmo portal.

A autodeclaração de doença pode ser emitida até três dias consecutivos e duas vezes por ano civil, sendo que não há lugar ao pagamento de retribuição por parte da entidade patronal. 

Saiba, neste artigo, como deve proceder para pedir. 

Leia Também: Passo a passo: Se quer pedir baixa de 3 dias online, deve fazer isto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas