Nenhum desporto move paixões como o futebol, pelo menos não no que às massas diz respeito. São muitos os adeptos que 'respiram bola', vivendo intensamente as vitórias do seu clube e projetando-se nelas. A conquista do título nacional é o pináculo de uma época de muitas alegrias dentro das quatro linhas, mas também de algum sofrimento, pelo que a efusiva festa que se segue nas ruas é o coroar de muito mais do que o primeiro lugar numa competição.
No sábado passado, milhares de benfiquistas rumaram à 'meca' dos festejos futebolísticos em Lisboa, o Marquês de Pombal, rejubilando de felicidade, numa manifestação de euforia que dificilmente encontra paralelo noutro feito desportivo. Mas nunca como este ano se vibrou tanto com a conquista do campeonato nacional: o 5G da NOS revolucionou a festa do título, exponenciando os sentimentos envolvidos e elevando-os a um patamar que era até aqui inacessível.
A ideia de que o desporto em geral e o futebol em particular seriam um dos grandes eixos da transformação desencadeada pelo 5G já largou o estatuto de mera promessa, provando estar à altura das (elevadas) expectativas que havia depositadas nesta tecnologia, e isso mesmo ficou provado este fim de semana nos festejos do 38.º campeonato conquistado pelo Sport Lisboa e Benfica.
Cumprindo a tradição, os adeptos encarnados 'invadiram' a capital ainda antes de se ouvir o apito que confirmaria a vitória dentro de campo, pintando o percurso entre o Estádio da Luz e o centro de Lisboa com uma impressionante mancha de vermelho e branco, que se consolidaria noite fora, tendo a rotunda do Marquês como epicentro.
Tráfego de 5G ultrapassou o de 4G: É o primeiro evento em que acontece!
A acompanhar cada incidência das celebrações estiveram os repórteres NOS 5G Kika Nazareth e Daniel Leitão, que, ligados através da rede 5G, testemunharam a intensidade dos festejos, transmitindo as emoções de tal forma que mesmo quem não estava presente as conseguiu vivenciar.
Mas não só estes repórteres foram embaixadores da experiência imersiva proporcionada pelo 5G, reforçando a proximidade e a exclusividade associadas a esta tecnologia. Também os adeptos foram agentes ativos da revolução em curso.
Os dados de rede na rotunda do Marquês de Pombal não enganam: no pico de maior afluência - 01h00 da madrugada de domingo, 28 de maio -, o tráfego de 5G ultrapassou o tráfego de 4G, sendo a primeira vez que tal acontece num evento.
Saliente-se ainda que o número máximo de utilizadores NOS em simultâneo (juntando 4G e 5G) ultrapassou os 10k, tendo o tráfego global de dados quase atingido o patamar de 3000 GB – três vezes superior ao que aconteceu na celebração do último campeonato ganho pelo Benfica em 2019.
Se dúvidas houvesse sobre as potencialidades do 5G, as mesmas foram desfeitas este fim de semana: Além de o Benfica ter inscrito na sua história mais um título, escreveu-se, a várias mãos, uma nova página no futebol através da rede 5G da NOS!
Pode espreitar na galeria acima algumas imagens da cobertura das comemorações dos adeptos das águias feita pelos repórteres NOS 5G.