Crédito à habitação? Taxas de juro dos novos contratos voltam a aumentar

Em abril, as novas operações de empréstimos aos particulares totalizaram 1.793 milhões de euros, menos 730 milhões do que em março.

Notícia

© Noticias ao minuto

Notícias ao Minuto
05/06/2023 11:06 ‧ 05/06/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

empréstimos

As taxas de juro médias dos novos empréstimos para a compra de casa voltaram a aumentar em abril para 3,97%, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP). 

"As taxas de juro médias dos novos empréstimos aumentaram em todas as finalidades: na habitação, subiram de 3,86% em março para 3,97% em abril; no consumo, de 8,43% para 8,69%, e, nos outros fins, de 5,04% para 5,18%. As taxas associadas ao crédito ao consumo e a outros fins foram as mais elevadas dos últimos oito anos", pode ler-se no comunicado do BdP. 

Em abril, as novas operações de empréstimos aos particulares totalizaram 1.793 milhões de euros, menos 730 milhões do que em março.

"Esta diminuição foi transversal a todas as finalidades — habitação, consumo e outros fins —, refletindo um menor dinamismo do mercado de crédito relativamente ao observado nos meses anteriores. Recorde-se que as novas operações de empréstimos incluem novos empréstimos, transferências de empréstimos entre bancos e renegociações não associadas a situações de incumprimento", diz o BdP. 

Leia Também: Empréstimos para comprar casa voltam a desacelerar (pelo 9.º mês seguido)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas