As taxas de juro médias dos novos empréstimos para a compra de casa voltaram a aumentar em abril para 3,97%, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP).
"As taxas de juro médias dos novos empréstimos aumentaram em todas as finalidades: na habitação, subiram de 3,86% em março para 3,97% em abril; no consumo, de 8,43% para 8,69%, e, nos outros fins, de 5,04% para 5,18%. As taxas associadas ao crédito ao consumo e a outros fins foram as mais elevadas dos últimos oito anos", pode ler-se no comunicado do BdP.
Em abril, as novas operações de empréstimos aos particulares totalizaram 1.793 milhões de euros, menos 730 milhões do que em março.
"Esta diminuição foi transversal a todas as finalidades — habitação, consumo e outros fins —, refletindo um menor dinamismo do mercado de crédito relativamente ao observado nos meses anteriores. Recorde-se que as novas operações de empréstimos incluem novos empréstimos, transferências de empréstimos entre bancos e renegociações não associadas a situações de incumprimento", diz o BdP.
Leia Também: Empréstimos para comprar casa voltam a desacelerar (pelo 9.º mês seguido)