Se está a planear as suas férias e vai utilizar o carro como meio de transporte, não se esqueça de verificar a apólice do seguro do casso para evitar problemas. O alerta é do portal de literacia financeira Todos Contam.
"O seguro de responsabilidade civil automóvel é obrigatório para veículos terrestres a motor e seus reboques. Assim, um veículo para o qual não seja contratado um seguro de responsabilidade civil encontra-se numa situação ilegal, podendo a viatura ser apreendida e o seu proprietário ter de pagar uma coima. Para além disso, em caso de acidente, o condutor ou proprietário do veículo podem ser responsabilizados pelo pagamento das indemnizações devidas aos lesados", pode ler-se naquele portal.
Além da cobertura obrigatória, há outras que são alternativas. "Além da cobertura obrigatória de responsabilidade civil, o seguro automóvel pode incluir outras coberturas facultativas (ou seja, aquelas cuja contratação depende da vontade do tomador do seguro)".
"Se contratou coberturas facultativas, verifique o seu contrato de forma a perceber o funcionamento de cada
uma delas, bem como os limites que lhes são aplicáveis. Apesar de se ouvir frequentemente falar em 'seguros contra todos os riscos', nenhum contrato de seguro cobre todos os riscos. É, por isso, importante que conheça as limitações aplicáveis às coberturas que contratou", é ainda referido.
Leia Também: Uma em cada 10 famílias portuguesas receia não conseguir pagar a casa