Esta segunda-feira, dia 19 de junho, começou a ser pago o apoio à renda a mais famílias, ao mesmo tempo que arrancou o pagamento do segundo 'cheque' de 90 euros para os agregados mais vulneráveis. Para receber ambos os apoios, é essencial ter o IBAN atualizado na Segurança Social Direta.
Em comunicado enviado às redações, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) adianta que para registar ou atualizar o IBAN é apenas necessário:
- Entrar na Segurança Social Direta - aqui;
- Aceder ao 'menu Perfil' > Conta Bancária;
- Registar ou atualizar o IBAN.
A tutela lembra ainda que, no caso do 'cheque' de 90 euros, os "beneficiários que ainda não atualizaram o IBAN, através da Segurança Social Directa, podem ainda fazê-lo, estando garantido o pagamento retroativo do apoio após a respetiva atualização".
Vale recordar que o segundo pagamento do apoio extraordinário às famílias mais vulneráveis é realizado hoje, por transferência bancária, a todos os agregados familiares beneficiários da tarifa social de energia elétrica e de prestações sociais mínimas, num montante global de 90 milhões de euros.
De acordo com o MTSSS, "trata-se de uma medida extraordinária, criada para apoiar as famílias mais vulneráveis face ao aumento de custos decorrentes da inflação".
Leia Também: IBAN atualizado? Mais famílias recebem hoje apoio à renda (saiba quais)