A Organização Europeia de Consumidores (BEUC), na sigla em inglês) e outras 23 associações de consumidores - de 19 países - apresentaram uma queixa à Comissão Europeia na qual defendem que 17 companhias aéreas europeias, entre as quais a TAP, estão a fazer “alegações enganosas” relacionadas com as emissões e mitigação no impacto que estas têm no meio ambiente.
Segundo um comunicado publicado, esta quinta-feira, no site da BEUC, a queixa foi também dirigida às autoridades da proteção do consumo.
“De acordo com uma análise encomendada pela BEUC, tais declarações [das companhias aéreas] violam as regras da União Europeia que consideram práticas comerciais desleais”, escrevem os responsáveis na nota, na qual acrescentam que outras 23 organizações também participam nesta queixa. Entre estas associações está a DECO Proteste.
“Quando é claro que as viagens de avião são uma parcela significativa e crescente das emissões de gases de efeito-estufa, é inacreditável que as companhias aéreas seduzam livremente consumidores com mensagens favoráveis ao clima”, como a compensação de carbono, referiu, citada no site, a vice-diretora da organização, Ursula Pachl.
“Pedimos às autoridades que tenham em conta nas suas mãos este assunto e tomem ações em relação a esta prática de ‘greenwashing’ que engana seriamente os consumidores”, rematou a responsável.
Para além da TAP, as companhias visadas nesta queixa são a Air Baltic, Air Dolomiti, Air France, Austrian, Brussels Airlines, Eurowings, Finnair, KLM, Lufthansa, Norwegian, Ryanair, SAS, Swiss, Volotea, Vueling e Wizz Air.
Leia Também: 'Não se pintem de verde'. DECO quer combater greenwashing (sabe o que é?)